Você já ficou se perguntando se existe diferença entre ser empreendedor e ser um empresário? Aqui você vai conhecer as principais diferenças que distinguem esses dois termos no mundo profissional.

Empreendedor e empresário: qual a diferença entre eles?

Qual a diferença entre empreendedor e empresário: o que é ser um empreendedor?

Para entendermos as diferenças que competem esses dois termos, é preciso entender o conceito deles primeiro.

O empreendedorismo é um processo de implementar novos negócios ou mudanças em empresas que já existem. O termo está muito associado a criação de novas empresas ou produtos, envolvendo inovações e, até mesmos, alguns riscos.

O empreendedor quer inovar e colocar em prática suas ideias, propondo mudanças e inovações. É preciso ser proativo, criativo, motivado e responsável, agregando valor ao seu trabalho e sem medo de assumir os possíveis riscos.

Existem diferentes tipos de empreendedorismo. Veja a seguir alguns exemplos e, brevemente, como eles funcionam:

Corporativo: empreender dentro da empresa que trabalha

Individual: empreender sem sócios, começando do zero.

Social: projetos que beneficiam a sociedade

Digital: empreender através da Internet e outros meios virtuais

Entre tantos outros, sempre trazendo muitas novidades ao seu meio de atuação.

Qual a diferença entre empreendedor e empresário: o que é ser um empresário?

Para você ser considerado um empresário, é preciso que você seja dono ou dirigente de uma empresa ou organização, é aquele que atua no agenciamento de negócios – o famoso “homem de negócios”.

O empresário também pode atuar na área dos interesses profissionais e financeiros de uma ou mais pessoas que têm um desempenho público que se destaca, como os cantores, por exemplo.

De modo geral, o empresário é aquele que vai exercer, de modo profissional, uma atividade econômica, colocando em circulação os bens e serviços a fim de lucrar em cima deles.

Normalmente, os empresários têm um perfil mais conservador e menos aventureiro, visto que ele preza pelo seu modelo de negócio que já está estabelecido e procura melhorar o gerenciamento das suas equipes, visando tornar a empresa mais relevante no mercado.

É preciso ter habilidades de gerenciamento, sabendo administrar o seu negócio e as pessoas que estão envolvidas no projeto, através de muito conhecimento de administração e gerenciamento. O espírito de liderança é essencial para que a empresa se desenvolva e alcance os resultados esperados.

Mas afinal, qual a diferença entre empreendedor e empresário? Mas afinal, qual é a diferença entre um empreendedor e um empresário? Como vimos anteriormente, as principais diferenças entre essas duas categorias profissionais são: A própria postura de ambos os profissionais e em suas propostas diante de um negócio. Enquanto ser um empresário é visto como uma profissão, o empreendedorismo está mais associado a uma forma de ver o mundo dos negócios. Os termos não são sinônimos, mas podem estar ligados em certos momentos. Um empresário pode ser também um empreendedor – e vice-versa. Seus papéis são bem diferentes dentro de uma empresa, mas podem trazer grandes benefícios a corporação quando aplicados em sintonia, visando o crescimento e desenvolvimento da empresa no mercado.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Conheça quais são as principais características de um empreendedor de sucesso e entenda como você também pode ser um!

Você precisa ter uma capacidade de planejamento muito bem desenvolvida. Quando você planeja as suas ações, você consegue avaliar a situação por completa e traçar um objetivo antes de abrir o seu negócio e inovar no mercado, seja de modo individual ou dentro de uma empresa.

A iniciativa também faz parte de um empreendedor de sucesso. Você precisa encontrar as novas oportunidades de negócio e tomar a iniciativa de investir em um novo projeto, mesmo sendo difícil ou arriscado.

A perseverança é outro ponto muito importante nesse quesito. Ser um empreendedor nem sempre é mil maravilhas, o caminho pode estar cheio de dificuldades e obstáculos que podem afetar negativamente a sua autoconfiança. Por isso, você não pode desistir. Se você errar, aprenda com seus erros.

Tenha um espírito de liderança e transmita confiança para os seus colegas de trabalho e para os seus próprios clientes. Mantenha o otimismo e a determinação diante das adversidades, mas não deixe de ouvir os seus colegas. Você é responsável por estimular a sua equipe, mantendo-a motivada e comprometida com o projeto.

Como ser um empresário de sucesso?

Se você quer ser um empresário de sucesso, siga as dicas que vamos dar a você!

Entenda o propósito das dificuldades. Aceite que as coisas acontecem como precisam acontecer, aprendendo com os erros e as dificuldades.

Assuma a sua responsabilidade, sem passar para terceiros.

O trabalho em equipe é essencial para que você atinja os resultados que espera.

Ame o que você faz – então, aprenda a gostar do seu trabalho.

O espírito de liderança é muito importante aqui também, ouvindo seus colegas e transmitindo confiança as demais pessoas.