O mundo não evolui sem novas invenções que sejam revolucionárias e úteis para a vida em sociedade. Visto isso, hoje você vai conhecer seis novas tecnologias que prometem transformar o mundo num futuro próximo e ainda ser um modelo de empreendedorismo. Inclusive, algumas delas já estão sendo utilizadas atualmente. Ficou curioso? Confira as tendências a seguir!

inovação e empreededorismo

Realidade Virtual Imersiva

Em estado de comercialização limitada, a realidade virtual imersiva nada mais é do que integrar o mundo virtual com o real. Em outras palavras, é fazer com que você se sinta realmente presente dentro de um espaço virtual com a possibilidade de ter ações e reações reais. Inclusive é isso o que Mark Zuckerberg pretende fazer com o Metaverso, um dos setores econômicos que promete ser estrondoso.

Tela Flexível

Já pensou poder levar o seu tablet ou qualquer outro tipo de dispositivo móvel de uma forma mais prática e sem se preocupar com a qualidade da imagem e do texto? Pensando nisso, cientistas criaram a tela flexível utilizando matérias como OLED, tinta eletrônica e LCD orgânico.

A inovação traz a possibilidade de qualquer pessoa dobrar ou enrolar a tela de qualquer forma e guardar até no bolso, sem ter o conteúdo alterado pela dobradura. A tela flexível ainda está em fase de uso pelos pesquisadores, mas promete estar no mercado antes do que você pode imaginar.

Plantação Vertical

Sabe aquelas plantinhas que você coloca na parede de casa para deixar o ambiente mais bonito? Então, cientistas estão desenvolvendo uma técnica utilizando esse sistema vertical de plantação. A ideia é otimizar o espaço e aumentar a produção em um mesmo local.

Além disso, é uma forma de colocar à disposição da população um alimento disponível o tempo todo - bem como diminuir o uso de produtos químicos e reduzir o uso de água para ajudar no crescimento dos vegetais e legumes, deixando a plantação mais sustentável. Inclusive já é uma tecnologia utilizada.

Impressão 4D

O futuro não é mais 3D e sim 4D. Os cientistas estão desenvolvendo a impressora 4D cujo diferencial da 3D é justamente o fato de poder alterar o produto depois da impressão, o que não é possível atualmente. Ou seja, você pode imprimir partes de um produto maior e montá-lo da forma que quiser depois da impressão. Um estilo de vida tecnológico.

Bioplástico

Ainda em desenvolvimento, mas já sendo utilizado pela comunidade científica, o bioplástico aparece como uma nova alternativa para materiais descartáveis como canudos e copos. A ideia é produzir o material a partir de fontes renováveis como óleos vegetais ou até mesmo plásticos reutilizados. No entanto, apesar de revolucionária, nem todos os produtos serão necessariamente biodegradáveis.

Engenharia Genética

A engenharia genética ainda está em estudo e desenvolvimento, mas à medida que ela vai avançado, já consegue ser encontrada no estado de comercialização ainda que limitada. Inclusive, essa tecnologia foi utilizada para produzir vacinas contra a Covid-19.

O objetivo da inovação é reorganizar geneticamente de um ser vivo. Dessa forma, os estudiosos pretendem desenvolver alimentos mais saudáveis e que também tenha menos contaminação com pesticidas utilizados atualmente nas plantações.